
Quem deseja comprar um veículo, precisa antes de tudo, saber a diferença entre um carro usado e um carro seminovo. Ter ciência das características que definem esses modelos é crucial para fazer uma boa negociação e sair da loja com um carro perfeito.
Para fazer a diferenciação, devemos ficar atentos as características como:
- Quilometragem;
- Conservação;
- Idade do veículo;
- Preço.
Esses itens podem classificar um veículo como usado ou seminovo. Confira abaixo, detalhadamente como fazer essa diferenciação!
Como identificar um carro usado
Apenas a olho nu é quase impossível classificar um carro como seminovo ou usado. Por isso, alguns detalhes podem fazer a diferença nesse momento. Reparar se o veículo teve alguma mudança em sua estrutura é uma alternativa.
Se o veículo está rebaixado ou possui acessórios personalizados, por exemplo, pode ser um sinal de que o carro é usado.
Mas se o carro não possui nenhuma modificação, há algumas regras que definem se ele é usado ou seminovo.
Veja como identificar se um carro é usado:
- Verificando a quilometragem: Carros usados normalmente estão com a quilometragem alta. Acima de 60 mil km já é considerado como um carro usado;
- Observando a idade: Veículos com mais de três anos de fabricação são considerados usados;
- Preço mais baixo: Os veículos usados possuem o preço mais baixo em relação aos seminovos;
- Conservação: Ainda que a conservação dependa muito do cuidado do antigo dono, deve-se observar alguns detalhes como reposição de peças, troca de bateria, danos na lataria ou problemas com o motor, entre outros.
Como identificar um carro seminovo
A definição de carro seminovo muitas vezes é confundida pelas pessoas. Mas entender essa diferença entre carro seminovo e usado é fundamental na hora da compra ou troca de seu veículo.
Um carro seminovo possui algumas características únicas. Veja abaixo:
Até três anos de uso
O veículo seminovo tem idade menor que três anos de fabricação. Além disso, normalmente esses veículos são de um único dono, o que passa mais credibilidade e garantia de procedência na hora da revenda.
Quilometragem até 60 mil km rodados
Para ser considerado seminovo, o veículo não pode ultrapassar 60 mil km rodados. Como o limite de idade é três anos de usos, considera-se uma média de 20 mil km por ano para o veículo ser considerado seminovo.
Carros mais conservados
Os carros seminovos são mais conservados em relação a usados, por exemplo. Eles passam por revisões periodicamente, conservam as peças e características originais e muitos ainda podem contar com a garantia de fábrica.
Preço mais vantajoso
O carro seminovo possui preço mais vantajoso em relação aos novos e também aos usados. O veículo novo, por exemplo, vai perdendo gradativamente seu preço original de mercado com o passar dos meses e anos. Já os automóveis usados, possuem o preço mais baixo que os seminovos, mas muitas não tem a garantia e nem a conservação original que os veículos seminovos apresentam.
Por isso, o preço do seminovo pode ser considerado mais vantajoso, pois mantém as características originais do veículo, possui garantia do fabricante e tem procedência garantida. Ou seja, é um carro muito mais completo e com um preço muito mais atrativo!
Onde encontrar um carro ideal
Você está procurando um carro seminovo ou usado? Então, confira no site da CarPG diversos modelos de seminovos e usados impecáveis, com garantia, qualidade e procedência.